- Hörbuch
- 2023
- 15 Min
- Pop Stories
- Geschichte
Keine Links vorhanden.
Titel
Tomé de Sousa e A construção de Salvador: Trechos selecionados de Tratado Descritivo do Brasil
Beschreibung
Nesta seleção de textos do "Tratado Descritivo do Brasil", Gabriel Soares de Sousa narra a fundação de Salvador, destacando os principais motivos para a escolha do local, especialmente a segurança oferecida pelo seu porto natural. O autor apresenta, de forma clara, a importância estratégica de Salvador como ponto de apoio para a colonização e sua localização ideal para a defesa e o comércio. Além disso, Soares de Sousa descreve o perfil dos primeiros governantes da cidade, Tomé de Sousa e Duarte da Costa, oferecendo uma visão detalhada sobre suas ações e decisões no processo inicial de organização e administração da nova cidade. Ao longo da obra, o autor também aborda os desafios enfrentados pela primeira administração colonial, incluindo a relação com os indígenas e a estruturação das atividades econômicas. Por meio desta narrativa, Soares de Sousa não apenas documenta a fundação de Salvador, mas também oferece uma valiosa reflexão sobre os primeiros passos do Brasil colonial.
Auf öffentlichen Listen dieser Nutzer
Dieses Hörbuch ist noch auf keiner Liste.
Produktdetails
Verlag:
Autor:
Titel:
Tomé de Sousa e A construção de Salvador: Trechos selecionados de Tratado Descritivo do Brasil
gelesen von:
Fabely Genre:
Sprache:
PT
ISBN Audio:
9786554113779
Erscheinungsdatum:
1. Januar 2023
Schlagworte:
história do brasilgeografiabahiaHistória da BahiaDocumentos do BrasilSitePop_DocumentosdoBrasilSitePop_MiniPops_GeralTratado descritivo do BrasilColonização brasileiraFundação de SalvadorTomé de SousaDuarte da CostaHistoriografia colonialPrimeiros governantes do BrasilDesenvolvimento colonialPorto SeguroVisão históricaBrasil no século XVI
Laufzeit
15 Min
Produktart
AUDIO
Serie:
Explizit:
Nein
Hörspiel:
Nein
Ungekürzt:
Nein
Über den Autor:
Gabriel Soares de Sousa nasceu em Portugal por volta de 1540 e faleceu na Bahia em 1591. Estudioso, historiador e colono agrícola, ele se estabeleceu na Bahia, onde prosperou como senhor de engenho e se tornou uma importante figura política, atuando como vereador da Câmara de Salvador.
Soares de Sousa foi uma das primeiras figuras a documentar, de maneira detalhada, a vida no Brasil colonial. Sua experiência como colono e político o proporcionou uma visão privilegiada sobre a colonização, os desafios da época e as interações entre os colonizadores e os povos indígenas. Ele contribuiu para a construção de uma base histórica sólida, sendo um dos pioneiros na descrição do Brasil e na documentação das primeiras décadas da colonização.
Sua importância histórica vai além de suas contribuições literárias, pois suas observações detalhadas sobre a organização colonial e os aspectos sociais e econômicos do Brasil do século XVI tornaram-se fundamentais para o entendimento da formação inicial da sociedade brasileira.