- Audiobook
- 2024
- 8 mins
- Pop Stories
- Classics
Title
O meu carnaval
Description
Em pleno Carnaval carioca dos anos 1920, Valentim, um simples morador do Rio Comprido, é recrutado sem querer para o serviço militar e se vê preso a um quartel, longe da diversão. Durante o feriado, o capitão Lulu o escala para patrulhar as ruas, mas, em vez de repressão, Valentim acaba conquistando sua simpatia e alguns privilégios, como bebericar e frequentar clubes durante o plantão. Porém, ao retornar para casa fardado na segunda-feira de Carnaval, a confusão é inevitável: a polícia o confunde com uma fantasia de carnaval e, para sua surpresa, Valentim é preso até a quarta-feira de Cinzas. A obra combina humor e crítica social, tecendo uma narrativa irônica que expõe as contradições e a exploração presentes na vida urbana.
On public lists of these users
This audiobook is not on any list yet.
Product details
Publisher:
Author:
Title:
O meu carnaval
read by:
Fabely Genre:
Language:
PT
ISBN Audio:
9786554116213
Publication date:
April 25, 2024
Keywords:
Lima BarretoO Meu Carnavalcontos brasileirosclássicos da literatura brasileiraRio de Janeiro do século XXcarnavalQuarta-feira de cinzasHumor e crítica socialServiço militarCapitão LuluCarnaval cariocadesigualdade socialvida urbanarelações de poderComédia e ironiaConfusão de identidadesSubordinação e exploraçãoCrítica à autoridadeCrônicas urbanasLiterário e jornalismoPersonagem simples e cômicoSociedade cariocaPersonagens marginaisAbsurdo da vida cotidiana
Duration
8 mins
Product type
AUDIO
Explicit:
No
Audio drama:
Yes
Unabridged:
No
About the author:
Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu em 13 de maio de 1881, no Rio de Janeiro, e faleceu em 1º de novembro de 1922. Filho de João Henriques, tipógrafo, e Amália Augusta, professora, Lima Barreto teve uma infância marcada pela morte prematura de sua mãe, aos seis anos, e pelo suporte do padrinho, o senador Visconde de Ouro Preto. A sua obra abrange crônicas, contos, romances e sátiras, nas quais abordou com profundidade as contradições e desigualdades da sociedade carioca. Seu romance mais consagrado, "Triste fim de Policarpo Quaresma" (1911), e outras obras como "Recordações do escrivão Isaías Caminha" e "Clara dos Anjos", são marcos na literatura brasileira, com um estilo único que mistura jornalismo literário e crítica social. Lima Barreto continua sendo um dos maiores nomes da literatura brasileira, especialmente por sua habilidade em retratar a luta contra as injustiças e a opressão.